Nas últimas semanas muitos clientes e amigos têm comentando comigo que estão com receio de promover os seus negócios durante a crise que estamos a viver.

Eu entendo! Mas não poderia discordar mais, porque a verdade é que é agora que os verdadeiros líderes vão aparecer.

Há quem esteja a agir como a avestruz com a cabeça enfiada na areia à espera que tudo isto passe e …. depois há aqueles que percebem que agora é o momento de avançar. Não é o momento de travar.

Tudo isto está a fazer com que alguns empreendedores se afastem da criação dos seus conteúdos, ou mesmo reduzam os seus preços.

Mas, mais do que nunca, temos que relembrar o verdadeiro conceito do que é ser EMPREENDEDOR

EMPRENDEDOR: ALGUÉM QUE IDENTIFICA UMA NECESSIDADE NO MERCADO E OFERECE UMA SOLUÇÃO QUE A PREENCHA

Nesta Pandemia que estamos a viver, existem milhares de necessidades, problemas que não existiam ou não existiam de forma tão acentuada há poucas semanas atrás.

Os verdadeiros EMPREENDEDORES vão estar na linha da frente a oferecer soluções para estes problemas. E vão fazê-lo com integridade, honestidade e amor ao próximo.

“Mas as pessoas agora não têm dinheiro”, tenho ouvido.

Claro, eu entendo. E por isso eu mesma tenho criado uma série de conteúdos gratuitos e incentivo os meus empreendedores a fazê-lo também.

Mas também não podes deixar de fazer vendas. O teu negócio não pode parar, porque se não quando tudo isto acabar, adivinha? Não tens negócio.

Oferece sim recursos gratuitos: Dicas/vídeos/aulas online para aqueles que não conseguem pagar, mas cria também serviços pagos.

Tens neste momento uma oportunidade gigante de ajudar as pessoas.

As pessoas precisam de soluções para os seus problemas e se tu não o fizeres alguém o fará.

Imagina que o supermercado ou a empresa de telecomunicações de quem és cliente, decidisse parar de vender porque é insensível neste momento.

O que farias? Procurarias um concorrente, certamente.

Eu nas últimas semanas tenho recebido imensas solicitações de pessoas que querem ingressar no TYP, o meu Programa de Certificação em Instrução Online. E uma vez que a nova turma só irá iniciar em Maio, encontrei soluções alternativas. Muitas dessas pessoas estão a fazer mentoria individual comigo para criarem os seus cursos online. Outros estão já na lista de pré-inscritos e a receber conteúdos EXCLUSIVOS.

Nos últimos dias muitos dos meus empreendedores abriram vagas para os seus cursos online, e tiveram uma excelente adesão.

As pessoas precisam, mais do que nunca, de soluções que as façam seguir em frente.

Não é altura de te esconderes, é altura de assumires o Empreendedor Líder que tens dentro de ti e avançares.

É uma altura sensível sim, e por isso a tua Comunicação tem que estar muito ajustada.

Partilho algumas dicas do que deves e não deves fazer.

 

O que fazer neste período?

✅ DEVES FAZER❌ NÃO DEVES FAZER
Foca nos verdadeiros benefícios dos teus produtos/serviços.Não faças reivindicações diretas de que os teus produtos/ serviços podem curar / impedir o Covid-19.
Partilha o que estás a sentir, não tenhas receio de mostrar a tua vulnerabilidade. Cria empatia, coloca-te nos sapatos das pessoas com quem comunicas.Não utilizes o medo das pessoas na tua comunicação.
Cria sim conteúdos para gerar valor como dicas/vídeos/artigos mas continua a promover e a vender os teus produtos/serviços e cria novas ofertas adaptadas às recentes necessidades do teu público.Não trabalhes de graça.
A tua mensagem nesta altura tem que estar ajustada aos sentimentos das pessoas. Contextualiza toda a tua comunicação, tal como eu estou a fazer com este artigo neste momento.Não continues a tua publicidade/marketing como se tudo estivesse “normal”.
Substitui essa palavra por expressões como Desafios, Crise, Situação Atual, etc.Não uses a palavra COVID-19 em publicidade paga (corres o risco de ver a tua conta encerrada).
As pessoas estão desesperadas e muito vulneráveis. Vende com integridade e honestidade.Não prometas fórmulas milagrosas.
Se a pessoa tem que colocar em causa os seus bens de primeira necessidade para adquirir os teus produtos/serviços recomenda-lhe que não faça. Foca a promoção do teu negócio junto daqueles que te podem pagar e desenvolve recursos gratuitos para todos os outros.Não incentives as pessoas a gastar o que não têm.

Resumindo é hora de te ADAPTARES e não esperar sentado no sofá que tudo volte ao “normal”.

Vamos encarar a verdade, sim? O mundo não voltará a ser o que era, e se ainda acreditas que sim, está na hora de começares a despertar dessa ilusão.

Não estou a dizer que será melhor ou pior, mas será certamente diferente. E por isso tens que seguir em frente e adaptares-te principalmente ao mundo online e tudo o que podes gerar a partir daí.

Cria comunidades / eventos virtuais que reúnam pessoas no mesmo barco e facilitem a colaboração.

Partilha dicas, partilha a tua experiência, como estás a lidar com tudo isto, incentiva a partilha e a interação.

A coisa mais importante é sentires-te alinhado com o teu propósito, com o teu desejo de ajudar genuinamente.

 

Agora é o momento de AGIR e não de REAGIR!

 

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

Outros artigos:

 
Este é o momento de Reinventares o teu negócio

Este é o momento de Reinventares o teu negócio

Nunca a expressão ‘reinventar os negócios’ foi tão importante, como nesta altura tão desafiante para todos nós. Aliás, pode mesmo ser a única forma de todos garantirmos a sobrevivência dos nossos negócios e uma fonte de rendimento, mais ou menos estável, nesta altura...

A Formação Online está aí. Será que estamos preparados?

A Formação Online está aí. Será que estamos preparados?

A Crise Coronavírus e a forma como veio impactar as nossas vidas continua a ser o assunto do dia. Como empreendedora e uma apaixonada pelo mundo dos negócios tem sido, também, com uma grande curiosidade e expectativa que tenho observado tudo o que está a acontecer....

Propósito, tempo ou dinheiro: É preciso escolher?

Propósito, tempo ou dinheiro: É preciso escolher?

Um dos assuntos que mais voltas deu à minha cabeça e que mudou a minha vida para conseguir dar resposta a esta pergunta: Propósito, tempo ou dinheiro: É preciso escolher? Como é que posso criar uma vida, como é que posso criar um negócio onde possa preencher três...

Resumo
Vender em tempos de Crise. Sim ou Não?
Artigo
Vender em tempos de Crise. Sim ou Não?
Descrição
O que se pode fazer e não fazer num período de crise? Partilho algumas dicas do que deves e não deves fazer.
Autora
Publicado por
Ana Cristina Rosa
Logo