O Que É Preciso Para Ser Empreendedor?

Muitas vezes antes de darmos início ao nosso negócio, questionamo-nos se realmente temos o que é preciso para empreendermos os nossos sonhos. Mas o que te digo é que, apesar de serem necessárias várias coisas, uma coisa tu tens de ser: PACIENTE!

Muitas vezes antes de darmos início ao nosso negócio, questionamo-nos se realmente temos o que é preciso para empreendermos os nossos sonhos.

Quando nos tornamos empreendedores, está incluído no pacote muitas noites sem dormir, inseguranças, desafios, questionamentos, medos, e tantas outras coisas que, apesar de todos vivermos o mesmo, a maioria não nos avisa que vamos encontrar quando embarcamos nesta viagem espetacular que é o empreendedorismo.

 

“Oh Ana, mas dessa maneira tão pessimista parece que não queres que ninguém se torne empreendedor?!”.

Eu quero, tanto que ajudo pessoas a atingir os seus sonhos e a construir negócios de sucesso, mas a verdade é que não quero alimentar a ideia de que empreender é um mar de rosas e de que a partir do momento em que nos tornamos empreendedores os problemas desaparecem!

 

No início do meu negócio, quando ainda andava a mostrar às pessoas o que fazia e a promover-me, lembro-me que quando consegui o meu primeiro dia aberto fiquei tão feliz e entusiasmada porque tive 5 marcações, o que significava que 5 pessoas estavam interessadas no meu trabalho, contei a toda a gente, aos meus amigos, à minha família, a todos!

Quando chegou o dia, eu que sou uma pessoa que sou muito prática, usei um lenço que a minha mãe me tinha oferecido, pedi que ela me preparasse uma roupa muito profissional, e quando cheguei ao espaço,  passou o dia INTEIRO e NINGUÉM apareceu e só uma pessoa é que avisou que não poderia ir, e isso, como podes imaginar, foi horrível.

Tinha passado o dia inteiro à espera de que alguém aparecesse. Hoje sei que é bastante frequente este tipo de coisas acontecerem, mas ter contado a toda a gente, ter tido as expetativas de que finalmente iriam começar a conhecer o meu trabalho e depois deparar-me exatamente com o oposto, não te vou mentir, foi duro.

 

No fim desse dia, vim-me embora com uma tristeza enorme, estava a conduzir para casa e a pensar se realmente fazia sentido estar a fazer tudo pelo meu negócio para depois na minha primeira oportunidade ninguém aparecer e esse foi um dos momentos em que eu pensei seriamente em desistir. E esse é normalmente o fim de muitos negócios e sonhos!

 

Como podes perceber eu não deixei que esse momento duro fosse o fim do meu sonho, mas poderia perfeitamente ter sido!

O ecoar das vozes na nossa mente por vezes torna-se tão alto que nos faz desistir do que realmente são oportunidades que nos podem fazer atingir os nossos sonhos.

 

Sinceramente, penso que estas dificuldades são incontornáveis, não existe um caminho fácil para o empreendedorismo, vamos muitas vezes duvidar de nós e do que estamos a fazer até realmente vermos resultados a acontecer e isso é normal! Agora o que realmente precisamos de ter é PACIÊNCIA!

 

Construir um negócio é como plantar uma árvore, que precisa de dedicação e tempo. Quando colocamos a semente, não estamos à espera que a árvore no dia seguinte esteja adulta, certo?

Focamo-nos antes em construir um boa base para o seu crescimento, um bom solo, água, para que ela tenha uma raiz forte para aguentar o vento, e só no fim, depois de todo o tempo que lhe dedicámos é que ela nos dá os frutos, ou seja, os resultados do nosso trabalho.

Agora, podes ser aquilo a que chamo “Empreendedor Agricultor” e levar o teu tempo a construir uma fundação forte e esperar pacientemente os resultados do teu trabalho, ou podes ser um “Empreendedor Pipocas de Micro-ondas”, que espera que os resultados apareçam 2 minutos depois de teres iniciado o teu negócio.

 

Há uma frase que ressoa muito comigo que diz: “No mundo dos negócios ou tens os resultados que queres ou tens a aprendizagem que precisavas”, e isso resume a mensagem que tenho para ti!

 

Hoje eu já formei e continuo a formar imensas pessoas e ajudo a criar muitos empreendedores em Portugal, trabalho menos horas do que alguma vez trabalhei e estou a ter os meus melhores resultados, posso dizer que estou a viver o meu sonho, mas demorou tempo e tive de ter imensa paciência para colher os frutos alguns anos depois e ACREDITAR NO MEU NEGÓCIO.

 

Se um empreendedor não tiver paciência e acreditar que as coisas não vão acontecer é meio caminho andado para não acontecer nada, porque os resultados não vão aparecer em 2 minutos.

 

Acredita que te vai saber muito melhor quando conseguires a tua primeira venda, ou a tua primeira consulta num dia aberto, porque apesar de todas as adversidades tu acreditaste que “a tua árvore” iria dar fruto e quando finalmente vês que tinhas razão é a melhor sensação do mundo!

 

Lembra-te, a Paciência em perceber o que podemos aprender com um momento menos bom é uma virtude no empreendedorismo e na vida!

 

Partilha comigo de que maneira isto fez sentido para ti e em que aspetos do teu negócio precisas de ter mais paciência!

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

Queres aprender mais?

Tem acesso a todos os conteúdos gratuitos de Ana Cristina Rosa

Mais artigos

Sê notificado a cada artigo novo!

TORNA-TE UM
INSTRUTOR ONLINE

Todos os teus dados serão tratados de acordo com a RGPD