Gatilhos Mentais: Um guia de como usar estes pozinhos mágicos

Gatilhos Mentais, Pozinhos Mágicos, Tempero que vai dar sabor à tua comunicação, Segredos para tornar a tua comunicação tão poderosa que o teu cliente não vai conseguir dizer que não, Estratégias que as grandes marcas usam e abusam, Artimanhas que vão fazer as tuas vendas disparar, o Tesouro que qualquer Empreendedor fica feliz quando descobre, qualquer uma destas definições é boa para explicar o que são gatilhos mentais...

Mas, se quisermos ser mais técnicos, Gatilhos Mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro, capazes de influenciar, diretamente, a tomada de decisão das pessoas e tudo isto através de um mero texto. 

 

Não acreditas em mim?  
Quantas vezes é que já choraste a ver um filme? 
E mesmo sabendo que o filme é ficção.   

Então, duvidas que possa ser possível mexer com as emoções do teu cliente através de um simples texto?  

Basta utilizar gatilhos mentais de forma subtil!  

 

VAMOS DESCOBRI-LOS?  

 

Gatilho da Dualidade ou Prazer V.S Dor  

O ser humano tem alguma dificuldade em decidir, na maior parte dos casos e principalmente se forem decisões que vão mudar a sua vida e exigem um grande investimento.  
Então, para acelerar o seu processo de decisão, tu deves mostrar que ele só tem dois caminhos: o Céu ou o Inferno.  
Claro que aqui estou a exagerar para compreenderes melhor aquilo que estou a dizer.  
Mas, basicamente, deves mostrar-lhe os dois cenários possíveis se ele não adquirir o teu produto.  
E entre continuar a ter dor ou prazer, o ser humano vai sempre escolher o prazer porque é do nosso instinto fugir à dor. (novamente aqui estou a exagerar, em vez de dor, pode ser um mau hábito, por exemplo).  

Gatilho da Significância  

Quem é que não gosta de se sentir valorizado? De sentir que a nossa opinião é importante? Todos gostamos.  
Então, como é que podes usar isso no teu negócio para o teu cliente sentir-se valorizado? 
 Olha, por exemplo, podes fazer repost no instagram se ele partilhar um produto teu ou alguma aula tua, também podes enviar um bilhete personalizado quando ele comprar um produto teu ou tratá-lo pelo nome.  
Faz com que ele se sinta especial!  

 

Gatilho do Amor e Conexão 

Este é um dos mais difíceis de ativar. 
 É preciso tempo e paciência, tal como no amor. Se pensarmos bem, ninguém se apaixona da noite para o dia, não é?  
Construir uma relação de amor e conexão com o teu cliente exige uma comunicação consistente, onde mostras interesse por ele, partilhas as tuas histórias e vais, aos poucos, criando um laço.  
Claro que vai demorar, mas vai valer a pena porque, como se costuma dizer, quando estamos apaixonadas, ficamos meios cegos! Então, o teu cliente apaixonado por ti vai dizer-te sim muito mais facilmente! 

Gatilho da Autoridade 

Imagina que tens de fazer uma cirurgia complicada.  
Preferias fazer essa cirurgia com um Médico que já o fez várias vezes e é conhecido por ser um excelente profissional ou com um Médico Inexperiente?  
Por muito que sejas boa pessoa e até compreendas que o médico inexperiente tenha de ter uma primeira experiência para começar, eu não tenho dúvidas que a tua vontade é fazer a cirurgia com o médico que já tem mais experiência, verdade?  
A verdade é que nós, seres humanos, damos mais credibilidade a quem é reconhecido como uma autoridade. 
 Portanto, nas tuas redes sociais e em toda a tua comunicação, partilha a tua formação, a tua experiência, as tuas conquistas, mostra que és um especialista, que sabes aquilo que estás a fazer! 

Gatilho do Compromisso e da Coerência  

Sempre que o ser humano assume um compromisso, ele sente necessidade de levá-lo até ao fim. Para nós, é muito difícil voltar atrás se o compromisso for assumido, é quase uma questão de honra manter a nossa credibilidade imaculada.  
Dou-te um exemplo para te explicar melhor. Aposto que já aconteceu contigo, seres convidado para uma festa e quando chega o dia, não te apetece ir.  
Mas, afinal, porque é que vais? Porque assumiste um compromisso e disseste que ias. E como é que usas isto a teu favor no teu negócio? 
 Imagina que tens de vender um curso online. Poderias chamar o teu cliente para um compromisso informal, algo do género: “Façamos um compromisso, adquires este curso e vais aplicar o conteúdo, se não tiveres nenhum resultado com ele em até 1 mês, eu devolvo-te o dinheiro.”  
Vê só, o cliente vai pensar que, não só o curso é tão bom ao ponto de tu assumires esse compromisso, sem medos, como vai de facto FAZÊ-LO! Ele ganha, tu ganhas, todos ficam felizes.   

Gatilho da Urgência  

Se eu te disser que tenho aqui uma coleção de roupa que é a tua cara e foi pensada para alguém que é divertida e tem um estilo arrojado, aquilo que tu vais pensar é “okay, ela tem uma coleção, quando conseguir vou ver”.  
Mas e se eu te disser “Só tenho algumas peças e estão em liquidação total, a partir de amanhã deixo de vendê-las, se quiseres dar uma espreitadela, tem de ser hoje!” Aí, tu já pensas, “se eu não descobrir hoje, nunca vou saber como é a coleção, vou dar uma olhadela”.  
Bem-vindo ao gatilho da urgência, um dos gatilhos mais usados pelas grandes marcas. 
 Tenho a certeza que, se és um fã da amazon, já te deparaste muitas vezes com as suas ofertas relâmpago “Só até hoje” e onde até colocam o cronómetro com as horas para a oferta terminar. 
 A estratégia para levar um consumidor a “mexer-se” e adquirir.  

Agora que já sabes como usar alguns destes pozinhos mágicos (sim, há mais!) que vão tornar a tua comunicação IRRESISTÍVEL E MUITO MAIS PODEROSA, de que estás à espera para começar a usar a tua varinha, que é como quem diz, PARA COMEÇAR A ENTRAR EM AÇÃO?  

 

Beijinhos e Abraços Inspiradores ❤️

Ana Cristina Rosa 

 

Queres aprender mais?

Tem acesso a todos os conteúdos gratuitos de Ana Cristina Rosa

Mais artigos

Sê notificado a cada artigo novo!