Fantasminha brincalhão, é hora de te chegares à frente!

Lembras-te do Fantasminha Brincalhão do Avô Cantigas? Pois é, tal como ele anda atrás do fantasminha, também o teu público vai andar sempre atrás de ti. Vão querer saber quem está por trás do negócio. Quem é que dá a cara. Sobretudo numa empresa online, o consumidor sente-se mais conectado se souber quem está do outro lado! Viaja comigo para veres o meu exemplo e perceberes que não deves rejeitar um caminho que tanto queres só porque tens MEDO.

 

“Olha, estás a fazer tudo bem, mas acho que devias APARECER também para atrair ainda mais pessoas!”. De repente, crias o teu próprio negócio, até estás a conseguir triunfar, falas com uma amiga e ela diz-te isto. BUM, BUM, BUM. Só de imaginares a tua pulsação aumenta de tal forma que é visível no teu pulso.

Neste momento, és uma salada de Glossofobia e Atelofobia. A primeira significa ter medo de falar em público e a segunda reflete o medo de FALHAR. Nos primeiros anos do meu negócio, estas fobias também me perseguiam!

As pessoas não conseguiam associar uma cara à minha marca e eu também não percebia a importância de o fazerem. Eu era a Nova Vita e não a Ana Cristina Rosa. Lá ia fazendo as minhas coisas, sempre salvaguardada na minha “bolha”. Mas eu percebi que tinha de ser corajosa o suficiente para rebentar essa bolha o quanto antes. Para perceberes melhor esta importância da conexão entre seres humanos, vou ilustrar-te uma situação. Quando queremos concentrar-nos, aquilo que fazemos é isolar-nos porque a conexão com outras pessoas mexe connosco. Para o bem ou para o mal, um ser humano consegue provocar reações noutro. Uma colher, por exemplo, não tem esse efeito reativo.

Se queremos reações, temos de aparecer. Quando eu entendi isto, eu apliquei este conceito ao meu negócio. Então, agarrei na agulha e rebentei a minha bolha! Até hoje, foi uma das melhores decisões da minha vida.

Queres saber que “medicamentos” usei para combater as fobias que te falei?

Primeiro, “passei” pomada no meu medo de falhar e “espalhei bem” até absorver esse medo. Eu aprendi a aceitá-lo e não deixei que ele me dominasse. Falhar é essencial para evoluir e eu demorei demasiado tempo a perceber isso. Depois, sabia que ia ter de enfrentar pessoas e “tomei” o antibiótico SEMELHANÇA que me fez entender que, do outro lado do ecrã, está alguém semelhante a mim. Logo, essa pessoa também tem medos e inseguranças e por isso, vai entender se eu falhar. Mas tudo isto não significa que te deves desleixar mais só porque te permites falhar. O brio profissional deve fazer sempre parte de ti e se tu souberes que deste o teu máximo, já valeu a pena!

Quando tu também conseguires rebentar a tua bolha, é importante que tenhas uma estratégia definida. Já decidiste que vais aparecer, agora faz uma boa triagem daquilo que tu queres que seja exposto face àquilo que tu vais guardar só para ti. Este é um dos passos que muitos empreendedores passam à frente e que pode DIFERENCIAR-TE. Cria publicações relacionadas com a mensagem que tu queres transmitir. Por exemplo, eu mostro testemunhos de participantes dos meus cursos e consequências daquilo que consigo fazer por ser empreendedora, como passar tempo com a minha filha e viajar para países que sempre sonhei. É claro que também tenho outros interesses para além do empreendedorismo, mas são temas que não geram valor nem criam CONEXÃO com o meu público. Por isso anota isto: 

As tuas partilhas devem seguir uma linha condutora que coincide com aquilo que tu ensinas!

 

Agora que tens as dicas, falta deixares o fantasminha brincalhão ficar só na música do Avô Cantigas!

Já não estás a brincar, estás a tornar tudo mais sério e a fazer aquilo que te pode gerar mais TEMPO, DINHEIRO E AUTONOMIA. É hora de te chegares à frente!

Já dizia Charlie Chaplin:

“A vida é uma peça de Teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”.

 

Que nada te impeça de seguir um sonho!

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

Partilha

GUIA com as

MELHORES FERRAMENTAS para o TEU NEGÓCIO

Permissões
A informação que providencia neste formulário será somente usada para lhe enviar informações, dicas e ofertas do seu interesse. A sua privacidade é muito importante para mim! Sou contra o SPAM!

Descarrega E-book Grátis

Permissões
A informação que providencia neste formulário será somente usada para lhe enviar informações, dicas e ofertas do seu interesse. A sua privacidade é muito importante para mim! Sou contra o SPAM!