Episódio 8: Empreendedor cura tudo tem os dias contados

Vendes para um público específico ou disparas para todo o lado?  

Não ouvi? A segunda? Descansa, eu também já fui assim… 

Fazendo aqui uma viagem ao passado… 

 Estava nos primeiros meses do meu negócio, e dei o meu primeiro workshop “Realiza os teus sonhos no novo ano”, onde tive 4 participantes. O meu foco era ajudar pessoas a definirem os seus objetivos para o próximo ano.  Ajudar pessoas a definir objetivos = check!  

Dois meses depois comecei a ler muito sobre Coaching de relacionamentos, apaixonei-me pelo tema e comecei a criar conteúdos e posteriormente workshops sobre o poder dos relacionamentos. Ajudar pessoas a lidar com os seus relacionamentos = check!  

Alguns meses mais tarde fui contactada por empresas e comecei a dar formações de comunicação e atendimento ao cliente! Ajudar pessoas a comunicar melhor = check!  

Tinha cada vez mais clientes, chegavam cada vez mais pessoas que queriam mudar de vida, queriam descobrir o que realmente lhes apaixonava e comecei a acompanhar pessoas a fazer um processo de transição de carreira.  Ajudar pessoas a fazer um processo de transição de carreira = check!  

Eu curava tudo… 

Dois anos depois, trabalhava com todos aqueles que vinham ter comigo! 

BOM? Não! Assim que eu me apercebi que havia um Nicho que ressoava mais comigo, eu especializei-me e deixei de falar para todo o mundo. O que aconteceu? A minha faturação aumentou? O que achas?  

E como é que podes especializar-te?  

Vais ter de ouvir o Podcast para descobrir!    

Aqui fica uma amostra da nossa conversa…  

  • [3:31] – Podemos cair no erro de pensar que quantos mais serviços e produtos nós oferecermos, mais clientes nós vamos ter 

Completamente errado! Hoje em dia com a concorrência e com a diversificada oferta que existe, as pessoas tendem cada vez mais a procurar especialistas. 

  

  • [4:08] – Comecei gradualmente a especializar-me e a assumir-me como a empreendedora que ajuda pessoas a transformarem os seus talentos e as suas paixões em negócios de sucesso 

Isso fez com que a minha carreira desse um grande salto e eu comecei a ter cada vez mais clientes dispostos a pagar mais. 

  

  • [4:50] – Um dos momentos que mais me marcou nesta reviravolta, foi o meu irmão de 9 anos, na altura, ter dito: “Tu ajudas pessoas que estão fartas daquilo que fazem, não é mana?” 

É muito importante para qualquer empreendedor que está a começar um negócio, definir qual é o seu nicho de mercado, e conseguir ter essa mensagem tão clara ao ponto de até uma criança conseguir entender. 

  

  • [6:02] – Se tu não tens um nicho, tens poucas probabilidades de ter um negócio rentável 

Por outro lado, a partir do momento em que começas a assumir essa especialização na tua comunicação, as pessoas passam a reconhecer essa autoridade. 

  

  • [8:17] – Por onde começar?  

Por exemplo, queres começar um negócio na área do Coaching. Procura a vertente que mais vibra contigo! Será que o Coaching que tu gostas é mais virado para a nutrição? Será que é um Coaching centrado nas carreiras? Seja qual for a área, nunca deixes de fazer este exercício – Onde é que tu te queres especializar? 

Ouve o episódio 8 “Empreendedor Cura tudo tem os dias contados” e partilha comigo os teus comentários!

 

Beijinhos e Abraços Inspiradores,  

Ana Cristina Rosa   

Queres aprender mais?

Tem acesso a todos os conteúdos gratuitos de Ana Cristina Rosa

Mais artigos

Sê notificado a cada artigo novo!