Episódio 4: A reviravolta do Empreendedor Rato

Então, tu és o Jerry do Tom&Jerry e não me tinhas contado nada? Sim, eu bem vejo que andas aí a correr de um lado para o outro, sem descanso, só que em vez de estares a fugir do Tom, estás a fugir daquilo que te levou a criar um negócio… 

Brincadeira, sim? Mas és apaixonado por aquilo que fazes e não tens tempo para fazer mais nada?  

Não és o único, no início do meu negócio, eu também senti que não tinha tempo para nada!  

E quando partilhava com as pessoas à minha volta que apesar de gostar do meu negócio sentia que nunca tinha tempo para nada, recebia de volta: “Ana tu és mesmo insatisfeita, não sabes que não se pode ter tudo?” 

Nos primeiros tempos, eu aninhava e absorvia aquilo como uma esponja. Mas, à medida que ia desenvolvendo a minha visão de empreendedora, eu percebi que tinha de inverter aquela situação.  

Tens de ter um negócio que sirva a tua vida e não uma vida que sirva o teu negócio! 

Mas continuares aqui ler-me porquê, quando podes ouvir como é que eu fiz isto?  

Neste episódio contei-te a história do Carlos, um empreendedor que veio ter comigo, sentou-se à minha frente e disse “Ana, eu acho que quero desistir do meu negócio!”. O que é que achas que era o problema do Carlos?  

Queres saber? Descobre tudo no Podcast desta semana: “A reviravolta do Empreendedor Rato”!  

Aqui fica uma amostra da nossa conversa… 

[1:02] A “verdade popular” que de verdade não tem nada! 

Apesar de ser comum acreditarmos que “Não podemos ter tudo na vida” a verdade é que isto não é bem assim, porque mesmo antes de começares o teu negócio tens de perceber que tipo de negócio se adequa à tua vida! 

  

  • [2:04] Faz as perguntas certas! 

Deves iniciar por fazeres perguntas a ti mesmo! Neste momento do episódio partilho contigo quais são as perguntas certas que te permitem chegar aos teus objetivos para criares uma vida alinhada com o teu negócio! 

  

  • [3:07] Nós não temos duas vidas, por isso não pode existir separação! 

Para mim não faz sentido, se passamos grande parte do nosso tempo na nossa vida profissional, então porque não assumir isso e termos equilíbrio entre ambas, profissional e pessoal? 

  

  • [5:43] O Síndrome do Empreendedor Rato 

A analogia “corrida dos ratos” é usada para descrever a vida de empregado, no entanto também existem empreendedores nesta “corrida dos ratos” que se sentem ESCRAVOS do seu próprio negócio e isto é muito mais comum do que possas imaginar! Muito chegam a ter saudades da sua vida de empregado! 

  

  • [7:47] Fazeres dinheiro enquanto estás a dormir!? 

Antes mesmo de criares o teu negócio, tens de pensar qual é o negócio que se alinha com o estilo de vida que queres ter. Pois, se criares um negócio que dependa exclusivamente do tempo que tu tens, se pensares bem só tens 24 horas no teu dia e não faz sentido que o teu rendimento dependa do tempo que passas a trabalhar, porque o teu tempo é um recurso limitado! 

  

  • [9:47] Como é que eu consigo ter um negócio que combine estes 3 grandes fatores: Propósito, tempo e dinheiro? 

Alguns anos depois de ter criado o meu negócio, e apesar de ter um negócio muito alinhado com o meu propósito foi quando a minha filha Laura nasceu que eu percebi que tinha um negócio de Empreendedora Rato. Ou seja, o meu negócio dependia única e exclusivamente da minha presença física! E se queres evitar que isto te aconteça tens de o fazer logo de início! 

  

  • [12:22] Desenvolve uma visão de águia 

Olha para o teu negócio e percebe de que maneira é que podes transformá-lo para que o teu negócio não dependa da tua presença física! O objetivo é seres criativo e pensares de que forma podes ter uma visão de águia. 

  

  • [13:40] A importância de visualizares 

Tudo que acontece na nossa vida, primeiro começa na nossa mente, então é muito importante visualizar tudo aquilo que queres para a tua vida e como é que o teu negócio se vai alinhar com a vida que queres e fazer-te atingir todos os objetivos que hoje são sonhos! 

  

Ouve o episódio 4 “A reviravolta do Empreendedor Rato” e partilha comigo os teus comentários! 

 

 

Beijinhos e Abraços Inspiradores,  

Ana Cristina Rosa   

Queres aprender mais?

Tem acesso a todos os conteúdos gratuitos de Ana Cristina Rosa

Mais artigos

Sê notificado a cada artigo novo!