A convidada do Podcast desta semana é Alexandra Alegria, a Gestora Financeira que é hoje Instrutora Online.
Ela adora inovar-se e transformar-se através do conhecimento e da partilha e considera serem fatores essenciais no seu trabalho enquanto empreendedora!
Então, como é que surge aqui a Alexandra empreendedora na sua vida, se ela diz que a veia empreendedora não nasceu com ela?
Segundo ela, existiram dois fatores que lhe fizeram aperceber-se que talvez o empreendedorismo era o caminho desenhado para ela.
A primeira situação foi o facto de não se sentir realizada ao fazer as mesmas tarefas diariamente, a ter uma rotina igual a todos os dias da semana e a trabalhar na mesma empresa constantemente.
O outro fator já vais ter de ouvir para descobrir…
Alexandra aborda ainda como é que superou as suas crenças limitadoras, o “não sou capaz e isto não é para mim” e como é que saiu da sua zona de conforto!
Aqui tens uma amostra da nossa conversa:
- [14:57] – Eu vejo o mundo dos insatisfeitos dividido em dois grandes grupos
Existem os insatisfeitos que estão insatisfeitos e a culpa é do mundo inteiro e não há nada que se possa fazer e existem os insatisfeitos como nós que estamos insatisfeitos e fazemos algo para mudar!
- [15:40] – Para mim a paixão é o centro do empreendedorismo, mas gostava de saber, Alexandra, as finanças foram de imediato o tema que te apaixonou para ensinares aos outros? Como surgiu a ideia de instruir outras pessoas a área das finanças, tendo em conta o teu currículo nesta área, claro.
Foi algo muito claro para mim, através das minhas experiências percebi que infelizmente as pessoas têm muitas limitações relativamente ao dinheiro, à área financeira em geral. O meu foco são as poupanças pessoais e os investimentos, porque entendi que muitas pessoas deixavam de realizar sonhos por questões financeiras. Uma das minhas missões é de facto normalizar as questões financeiras, falarmos de dinheiro e ajudar as pessoas a valorizar o dinheiro.
- [23:42] – Quando olhamos para esta Alexandra que tinha este propósito e esta missão, e agora para a Alexandra que já alcançou e continua a alcançar muito, como é que é ver refletido nas outras pessoas, aquele sonho que antes só pertencia a nós e só nós acreditávamos?
É o mais gratificante na nossa profissão, ver as outras pessoas que antes tinham receios e medos, ver agora as mesmas a fazerem aquilo que gostam, transformar a vida de outras pessoas basicamente. Seja em que área for, desenvolvimento pessoal, produtividade, finanças, é possível melhorar a vida das outras pessoas e ver esse processo acontecer. É extremamente gratificante e único.
- [26:57] – Ao longo dos meus 10 anos de empreendedorismo e principalmente neste últimos dois anos, acredito que o empreendedorismo divide-se entre duas partes
- O propósito de impactar os outros e partilhar com o mundo as nossas paixões e a liberdade, a liberdade que tanto levanto como bandeira, a liberdade tempo, de dinheiro e de espaço, de podermos trabalhar em qualquer lugar do mundo.
- [27:55] – Alexandra, sinceramente, achas que o empreendedorismo é para toda a gente? Achas que todas as pessoas podem fazer parte desta nova geração de empreendedorismo?
Poder toda a gente pode, agora querer é muito diferente. Aqui é que surge a diferença, poder todos podemos, se nos acercamos das pessoas corretas, como foi o meu caso que te encontrei, Ana Cristina Rosa, cercar-nos de ferramentas certas que nos ajudam a crescer e a desenvolver um bom trabalho é possível. Mas não podemos esperar que seja um caminho fácil, porque não o é, é um caminho com muitos altos e baixos e temos de querer muito e de gostar muito daqui que fazemos e daquilo que queremos partilhar para continuarmos e crescermos. É possível para qualquer um? É, mas é preciso querer muito para que de facto possa acontecer.
Assiste ao episódio completo e desfruta desta conversa incrível!
Beijinhos e Abraços Inspiradores,
Ana Cristina Rosa