Episódio 14: A aromaterapeuta e empreendedora digital que revolucionou o mundo da aromaterapia em Portugal

Aromaterapeuta, empreendedora digital que revolucionou o mundo da aromaterapia em Portugal, fundadora do Instituto Português da Aromaterapia e muito mais. Mas como é que se chega até aqui?

Neste episódio muito especial, mais um com convidados ao vivo, apresento-te a Liliana Santos e toda a sua história inspiradora!  

Desde os tempos de escola que a Liliana era uma empreendedora em ponto pequeno. Ela lembra-se de tentar entrar neste mundo e toda a sua  toda a sua família sempre teve ligada à área dos negócios, o que fez com que esta porta sempre estivesse aberta na sua vida.  

Mas acima de tudo, havia uma vontade ainda maior de ajudar os outros, de partilhar com os outros os seus interesses e os seus conhecimentos. 

Anos mais tarde, a Liliana já trabalhava com crianças e começou a ganhar interesse pelo mundo da aromaterapia, até ao momento em que decidiu combinar estas duas áreas e trabalhá-las em simultâneo, ajudando e partilhando o seu conhecimento com outras mães.  

Começou a ajudar mães aos poucos, como desejava que tivessem feito com ela, mas chegou um momento em que existia um número elevado de família que precisavam de ajuda e a presença física não era suficiente.  

É neste momento que o meu caminho e o da Liliana se cruzaram, na primeira edição do meu Programa TYP – Teach Your Passion. 

 Daqui para a frente, o negócio da Liliana cresceu exponencialmente! Queres saber como tudo aconteceu? 

Vais ter de ouvir o Podcast desta semana!   

Aqui tens uma amostra da nossa conversa: 

  • [12:12] – Como é que é ter aquele vislumbre da vida de empreendedor, imaginar os resultados, a nossa vida a mudar e o momento em que tudo isso acontece mesmo na nossa vida? 

Aos olhos dos outros é sempre maravilhoso, mas quando somos nós a passar por isso, existem muitos desafios, mas também não deixa de ser maravilhoso. Ensinaste-me a celebrar sempre as minhas vitórias, porque muitas vezes tudo passa tão rápido e existem tantas dificuldades que nos passam ao lado as nossas próprias vitórias. 

  

  • [16:31] – Os nossos desafios são proporcionais ao nosso crescimento 

Nós hoje em dia temos desafios muito maiores, lidamos com uma pressão muito maior e expectativas muito maiores, mas a verdade é que estamos cada vez mais habilitadas para lidar com tudo isso. Os desafios aparecem à altura do mestre. 

  

  • [18:03] – Liliana, como vês o apoio das comunidades tanto no teu desenvolvimento pessoal como no teu negócio e carreira de empreendedora? 

A verdade é que o caminho do empreendedor é bastante solitário e somos nós que tomamos as decisões sozinhas e as comunidades vêm ajudar-nos muito neste sentido, no sentido de não nos sentirmos tão sozinhos nesta viagem. E quando percebemos que não somos os únicos a ter dificuldades e que os outros também as têm e partilhamos todos uma solução, aprendemos todos. A partilha é fundamental, a partilha e o apoio de quem trabalha o mesmo que nós e que fala a mesma linguagem do que nós. Vale ouro esta partilha, do bom e do mau, das vitórias e das dificuldades. 

  

  • [24:10] – O que é que fazes de diferente para ires para o terreno, mesmo com todos os “fantasmas” que por vezes nos assombram? 
  • O meu lema é fechar os olhos e avançar! Porque se pensarmos muito, vão surgir mil e uma ideias contra aquilo que eu vou fazer, porque nunca é o momento certo para começar algo, nós vamos sempre arranjar mil e uma coisas que nos impeçam de avançar e agir. O facto de eu não ser muito perfeccionista, o que para muitos pode ser um defeito, contribui para esta ação, “mais vale feito do que perfeito”. 

  

  • [29:28] –  Liliana, como é que foi para ti desenvolver e crescer um negócio para outros patamares, enquanto o mundo está um caos? 

Lembro-me no primeiro confinamento, estar com a minha filha em casa, tudo fechado e eu a lançar um curso. A verdade é que mesmo com o mundo parado, aqui dentro estava tudo a funcionar, mais alunos, mais cursos e tudo a acontecer, sempre a trabalhar. Foram muitas mudanças na altura, abandonei o meu trabalho a tempo inteiro para trabalhar no meu próprio negócio e o mundo parou lá fora, mas cá dentro para nós, não, pelo contrário, lançamos mais cursos e demos mais atenção aos nossos alunos como nunca. 

  

Assiste ao episódio completo e desfruta desta conversa incrível! 

 

Beijinhos e Abraços Inspiradores,  

Ana Cristina Rosa   

Queres aprender mais?

Tem acesso a todos os conteúdos gratuitos de Ana Cristina Rosa

Mais artigos

Sê notificado a cada artigo novo!