A nossa vida está a mudar. É um facto! 

O ano de 2020 apresentou-nos uma nova realidade com a Pandemia de COVID19 a obrigar-nos a assumir uma nova postura perante os desafios do dia-a-dia. Aquilo que dávamos como garantido ficou suspenso e as nossas rotinas diárias alteraram-se.

Mas a vida não para! O trabalho tem de continuar, as pessoas têm de continuar a fazer aquilo que gostam, a consumir aquilo que gostam, a aprender e a crescer. As pessoas têm de continuar a viver.

E o que é que isto tem a ver com o online? Tudo!

Acredita nisto:

Estamos a atravessar a maior era da história dos negócios online. Todos os dias são criados negócios online. É verdade que nos próximos meses vai existir muita concorrência, mas também vão ser feitas muitas vendas.

Já imaginaste cursos online de cabeleireira? E uma formação online na área do treino de cães? E uma formação de meditação, de dança, de contabilidade, finanças, pastelaria, design, aromaterapia, decoração… Já imaginaste as feiras e mercados de levante transformadas num negócio online?

Todos estes exemplos estão a acontecer e servem para te dizer que todas as áreas negócios são passíveis de se tornarem num negócio online de sucesso. 

Já imaginaste como seria viver a crise que estamos a viver se não existisse o online?

O online existe e é para todas as áreas de negócio.

A minha experiência tem-me mostrado que nos momentos de crise, quando toda a gente está a olhar para baixo, se olharmos para cima, nem que seja apenas um bocadinho, e vermos e fazermos mais do que aquilo que os outros estão a fazer, garantidamente, vamos ter os resultados que os outros não têm.

Já és empreendedor? Tens um negócio online? Tens alguma ideia de negócio que gostarias de ver concretizada no online? Tens um negócio presencial e gostarias de passar para o online? És empreendedor estás a dar os primeiros passos num negócio online? Gostarias de começar um negócio online do zero, mas não sabes como fazer e até tens receio de o fazer?

Abre a mente e pensa comigo.

Por que vais querer criar o teu negócio online?

Porque o online quebra fronteiras.

Um negócio online permite chegar a pessoas a quem nunca na vida conseguiríamos chegar se tivéssemos apenas um negócio presencial. Esta é a primeira grande vantagem.

O online permite um negócio com o mínimo de investimento possível.

A maioria das plataformas que precisas para o teu negócio têm uma ligação gratuita, que se pode usar numa primeira etapa do negócio.

Rapidez. Esta é outra das grandes vantagens para a criação de um negócio online. O online é fácil, permite pouco investimento financeiro e é rápido.

O ONLINE NÃO É O FUTURO, O ONLINE É O PRESENTE e passou a ser a única opção para a maioria das pessoas e dos negócios.

Como tornar isto possível? Precisas de dar três grandes passos para começar o teu negócio online de sucesso.

Independentemente da área, independentemente se já tens uma ideia ou não, se já tens um negócio presencial ou não.

São três os passos fundamentais para a criação do teu negócio online.

1 – Pesquisa de mercado no online

Só assim é possível nos destacarmos no mercado no qual queremos trabalhar.

Esta pesquisa é fácil de fazer. Como? Nos grupos temáticos das redes sociais. É lá que tens de estar. Para ver, para conhecer e para acompanhar as necessidades das pessoas que também estão nesses grupos.

Se queres trabalhar na área da parentalidade, tens de estar em grupos de mães, de pais, de famílias. Se a tua área são os negócios, é em grupos de negócios que tens de estar. O mesmo para as áreas de trabalho no mundo da moda, da cozinha, da alimentação saudável. Seja qual for o teu tema de trabalho, tens de estar em grupos que digam respeito a essa área concreta.

Procura no Youtube, no Google, o assunto sobre o qual queres criar o teu negócio. Vê o que é que as pessoas com interesse nessa área procuram. Precisas de conhecer o teu mercado e de saber quais são as dúvidas que essas pessoas têm. Só assim vais saber do que é que elas precisam.

Conhece as áreas semelhantes àquela na qual queres trabalhar e percebe qual é a abordagem das pessoas que trabalham na mesma área. Conhece e entende aquela que vai ser a tua concorrência.

Um dos maiores erros é pegar no modelo de negócio presencial e transferi-lo para o online. Busca inspiração para que te possas posicionar no meio no qual queres fazer o teu negócio.

E como é que se conhece o mercado no online? O mercado online conhece-se do ponto de vista do consumidor. Constantemente vemos pessoas a vender produtos, bens e serviço através do online. Conhece quais as reais necessidades das pessoas que compram esses serviços oferecidos através do online.

2 – Definir o nicho de mercado

Não tentes falar para o mundo inteiro, porque quando se tenta falar para o mundo inteiro ninguém nos ouve. No mercado presencial talvez ainda funcione este método de trabalho. No online já não funciona. Tens de definir o teu nicho de mercado e tens de ser apaixonado por esse nicho.

Ser empreendedor é viver constantemente numa montanha russa de emoções. E para aguentarmos viver com estas emoções temos de fazer algo de que gostamos, porque nos momentos em que colocamos em dúvida o caminho, é mais fácil desistir quando não temos uma razão forte.

O nicho de mercado tem de estar alinhado com aquilo que te apaixona fazer para que te tornes um expert nessa área.

3 – Construir a autoridade gerando valor

É importante que te destaques para que as pessoas te queiram ouvir. Gerar valor é uma forma de empreendedorismo. Quanto mais valor gerares, mais as pessoas vão querer trabalhar contigo.

O mundo online é para toda a gente e está à disposição de toda a gente. A presença no online deve acontecer com uma estratégia concertada e uma linguagem própria, que não seja a linguagem dos negócios presenciais adaptada ao online. E um método que passa por estar presente, gerar valor, falar para um nicho específico e ter uma autoridade que vai sendo construída. Quanto mais autoridade tens, mais cobras pelos teus serviços, porque vais vender mais e construir mais o teu negócio.

Pesquisa, Nicho e Autoridade. São estes os três passos fundamentais para criares do zero um negócio online.

Agora é o momento de AGIR e não de REAGIR!

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

Este é o momento de Reinventares o teu negócio

Este é o momento de Reinventares o teu negócio

Nunca a expressão ‘reinventar os negócios’ foi tão importante, como nesta altura tão desafiante para todos nós. Aliás, pode mesmo ser a única forma de todos garantirmos a sobrevivência dos nossos negócios e uma fonte de rendimento, mais ou menos estável, nesta altura...

A Formação Online está aí. Será que estamos preparados?

A Formação Online está aí. Será que estamos preparados?

A Crise Coronavírus e a forma como veio impactar as nossas vidas continua a ser o assunto do dia. Como empreendedora e uma apaixonada pelo mundo dos negócios tem sido, também, com uma grande curiosidade e expectativa que tenho observado tudo o que está a acontecer....