A conversa com Liliana Marques, a educadora que se tornou a mentora de podcast

A Liliana Marques é hoje uma Podcaster e Mentora de Podcasts, para além de ser mãe e trabalhar como educadora de infância, o coração da Liliana vibra, sem dúvida, quando está com os seus alunos e quando está a partilhar a sua paixão.

 

O que é ser empreendedora digital num mundo caótico?

 

Neste episódio muito especial, o primeiro de muitos episódios com convidados ao vivo, tenho o prazer de trazer a Liliana Marques, uma Super Instrutora que ao longo da nossa conversa partilha o seu percurso e história.

A Liliana Marques é hoje uma Podcaster e Mentora de Podcasts, para além de ser mãe e trabalhar como educadora de infância, o coração da Liliana vibra, sem dúvida, quando está com os seus alunos e quando está a partilhar a sua paixão. Sempre foi fascinada pelo mundo dos Podcasts e nunca pensou que de facto poderia fazer parte deste mundo e contribuir para que o mundo dos Podcasts em Portugal fosse ainda mais rico e com mais pessoas – “O mundo dos Podcasts conquistou-me há muito tempo, mas eu é que conquistei o mundo dos Podcasts agora há pouco tempo”.

A Liliana é sem dúvida uma inspiração para quem quer colocar a sua voz no mundo e chegar cada vez a mais pessoas.

 

Existe um momento em que tu dizes “vou ser empreendedora, quero ser empreendedora” ou é algo que vai acontecendo?

 ” Desde muito pequena, com 12 ou 14 anos, já me via como empreendedora. Não como empreendedora a 100%, mas a verdade é que começamos a fazer aquelas pulseiras, colares, aqueles ganchos para vender na escola, quem nunca? E comecei por aí. Mais tarde comecei com as explicações, enquanto estava a estudar. Este mundo do empreendedorismo já vem um bocadinho lá detrás.

Mas esta vontade bateu mais forte depois da minha filha nascer. A partir desse momento percebi que tinha de dividir o meu tempo e o mundo do empreendedorismo começou a tornar-se cada vez mais apelativo. Comecei em 2018 sozinha, mas nunca ia para os níveis que desejava. Só depois de ter começado no mundo online, na área da educação, é que eu vim a perceber exatamente quais é que eram os meandros deste mundo. Nem sempre é fácil, só quando temos apoio e orientação é que percebemos, como é que podemos ir ainda mais além e como podemos mudar a nossa vida.”

 

Aqui tens uma amostra da nossa conversa:

    • [7:46] – Liliana, tens uma vida que aos olhos de muitos parece perfeita. Como é que as pessoas à tua volta reagem a essa tua vontade de ser fora de série?

Quando as pessoas começam a ver que há resultados, resultados financeiros que são importantes, começam a perceber que já não é algo passageiro e que de facto vai mesmo acontecer.

    • [10:14] – Com tantas formas de empreendedorismo, porquê o empreendedorismo digital?

Essencialmente pela liberdade de tempo e de espaço que me permite. Quer seja dentro ou fora do país, em casa ou não, com o telemóvel ou o portátil, eu posso estar sempre a trabalhar. Deste modo, tenho mais tempo para os meus, que é aquilo que eu desejo, ter tempo para a minha filha, para o meu marido, para a minha família e trabalhar quando eu quiser. Não preciso de trabalhar das 9H às 17H, posso trabalhar da meia-noite às 3H da manhã, se for preciso, e fazer o meu horário.

    • [12:23] – O que dirias a quem está agora a dar os primeiros passos neste mundo do empreendedorismo online onde nos passa muitas vezes pela cabeça desistir?

Não desistam! Como aquela imagem do mineiro que está quase a chegar aos diamantes e depois volta para trás e vem outro a seguir e consegue encontrar os diamantes. Acho que é tal e qual o nosso caminho no mundo do online. É necessário sabermos que se não deu certo uma vez, vamos tentar de outra forma e tentar mais uma vez e outra, mas também ao mesmo tempo sabermos parar e alinhar aquilo que temos cá dentro, para que resulte lá fora. Não é quando nós queremos, nós queremos sempre, mas é quando tem que acontecer. É aqui que muitas vezes as pessoas desistem pelo caminho, porque pode estar mesmo a encontrar os diamantes e depois volta para trás, temos sempre de continuar.

    • [14:56] – Seria possível fazer esta caminhada da mesma forma, sem ter toda uma comunidade de apoio?

Claro que não, é impossível, porque esta comunidade é aquela rede que quando nós caímos ela ajuda-nos a levantar e quando nós estamos em cima dá-nos ainda mais degraus para subirmos. Acho que a comunidade faz toda a diferença, estamos juntos, falamos a mesma linguagem, passamos pelas mesmas dificuldades, celebramos as mesmas vitórias e ajudamo-nos uns aos outros sem medos.

    • [17:34] – Há uma Liliana antes e depois do Podcast

Há uma Liliana que como educadora de infância e que acredita que pode ajudar mais crianças a serem felizes, pensou que a parentalidade e educação fossem o tema para abordar no mundo online, mas a verdade é que o Podcast andava sempre aqui. Eu passava o tempo a ouvir Podcasts, mas nunca pensei que fosse para mim, pensei que era para eu consumir, não para eu fazer. Até ao momento em que fui desafiada a experimentar novas formas de comunicar e eu escolhi logo o Podcast e foi aí que todo um mundo novo se abriu.

    • [22:15] – Parece real quando olhas para tudo aquilo que estás a conseguir alcançar?

Não, às vezes parece que é mentira. Se me dissessem no início deste ano que eu em setembro do mesmo ano já tinha ajudado a pôr mais de 25 podcasts no ar, fora os meus, já tinha ajudado muitos empreendedores a pôr mais de um podcast no ar, parece de facto mentira. Parece outra vida, quase como que num só ano passaram vários anos de vida.

    • [26:28] – Sentes uma responsabilidade de dar esperança neste mudo caótico em que vivemos?

Parece que de facto vivemos numa realidade paralela, que estamos a viver os melhores tempos das nossas vidas, que estamos a conquistar coisas que talvez pensávamos nunca conquistar e que o mundo lá fora parece que está a cair aos pedaços. Mas é como as ondas, umas sobem e outras descem e esta responsabilidade é importante para darmos o exemplo, exemplo esse de resiliência no meio do caos que impacta muitas vidas. A verdade é que se uma pessoa pode, todos os outros também podem!

    • [28:00] – “Ana e Liliana vocês estão a ser tão inspiradoras, isso faz tudo tanto sentido, mas eu não faço a mínima ideia por onde devo começar! Como é que se faz? Será que também é para mim?”

Se tens a paixão e principalmente o objetivo de vida e de transformação, é possível! Arregaçar as mangas e fazer acontecer e este fazer acontecer é sairmos da nossa zona de conforto, é arriscar, é colocar a nossa cara, a nossa palavra e voz no mundo. Se é fácil? Nem sempre! Mas é possível, se é possível para nós, porquê que não é possível para os outros?

Assiste ao episódio completo e desfruta desta conversa incrível!

 

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

 

Partilha

GUIA com as

MELHORES FERRAMENTAS para o TEU NEGÓCIO

Permissões
A informação que providencia neste formulário será somente usada para lhe enviar informações, dicas e ofertas do seu interesse. A sua privacidade é muito importante para mim! Sou contra o SPAM!