Agricultora? Mas o que é que agricultura tem em comum com o empreendedorismo?

Criar um negócio é como fazer crescer qualquer planta, temos de lhe dar todos os cuidados para que cresça, muitas vezes é difícil esperar e aguentar todas as dificuldades no caminho, mas é aí que o negócio precisa de uma única estratégia: A Paciência!
Tantas noites em branco, desafios, medos, receios, questionamentos, o ouvir as opiniões de todos à minha volta a dizer o que devia ou não devia fazer…. Será que me estou a referir ao momento em que fui mãe? Poderia ser, mas não foi, porque a minha filha Laura foi uma santa e desde o início que me deu longas noites de sono! Estou a referir-me aos meus primeiros tempos de empreendedora!

“Ana, mas como é que tu falas do empreendedorismo assim? Até parece que tu não queres que as pessoas sejam empreendedoras?!”.

O que eu quero é que tu percebas se tens o que é necessário para te tornares empreendedor e criares um negócio de sucesso.

No episódio desta semana partilho contigo algumas das minhas frustrações enquanto empreendedora, não para te desmotivar, mas para realmente decidires se tens aquilo que é necessário para te tornares um Empreendedor Fora de Série.

Deixo-te aqui uma pequena amostra do episódio 3: Empreendedor Agricultor entra em cena

  • [1:23] O Fracasso do Meu Dia Aberto

No início do meu negócio, quando depois de promover o início do meu negócio com flyers e panfletos por todos os sítios [Porque sim, foi na época em que não era usual recorrer às redes sociais para divulgar o nosso trabalho], consegui, finalmente, um convite para um dia aberto! Eu confiante e cheia de expetativas contei a toda a gente que tinha 5 pessoas que tinham marcado comigo e que estavam interessadas em saber mais, mas a verdade é que não correu nada bem, pois NINGUÉM apareceu.

  • [5:16] As vozes que ecoavam na minha mente e o pôr tudo em causa

Vinha no carro e ouvia na minha mente a minha família a desacreditar em mim e a sentir-se desiludida. Quando me vi nesta situação, tive vontade de desistir.

  • [6:50] O fim das histórias de empreendedorismo

Muitas pessoas, pela minha postura positiva de encarar a minha vida e o meu negócio, julgam que eu nunca pensei em desistir de tudo, mas a verdade é que, também, eu já me desmotivei e pensei mesmo em desistir. E muitas histórias de empreendedorismo acabam assim, com um momento de dificuldade.

  •  [8:04] Não existe um caminho fácil

Deixa-me inquieta quando vejo posts nas redes sociais de pessoas a vender o empreendedorismo como um caminho fácil para atingir resultados. Eu nunca conheci um empreendedor que não tenha passado por esta fase de dificuldade. O empreendedorismo não é para toda a gente e não é uma pílula mágica que te vai dar dinheiro de um dia para o outro.

  • [10:30] No mundo dos negócios ou tens os resultados que tu queres ou tens a aprendizagem que precisavas

Os grandes saltos no teu negócio não acontecem quando tens os resultados que queres, muito pelo contrário, acontecem quando tens os ensinamentos que precisas. Portanto empreender exige paciência!

 

Podes pensar que a minha perspetiva do empreendedorismo é um pouco negativa, no entanto eu só quero ser realista e não dourar a pílula.

Empreender um negócio é um caminho difícil que requer paciência, tal como se estivesses a tratar de uma planta. O importante é não desistir e aprender com os ensinamentos que precisas, porque com o tempo os resultados que tu queres chegam!

 

Ouve o episódio 3 “Empreendedora agricultora entra em cena” e partilha comigo os teus comentários!

 

 

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

 

 

Empreendedora salta do sofá

Empreendedora salta do sofá

[spreaker type=player resource="episode_id=46248287" width="100%" height="200px" theme="light" playlist="false" playlist-continuous="false" chapters-image="true" episode-image-position="right" hide-logo="false" hide-likes="false" hide-comments="false"...