No momento em que deixamos de trabalhar por conta de outrem e nos tornamos empreendedores, são muitas as rotinas que mudam. Uma delas é o facto de, de repente, deixarmos de ter apenas uma função. E isto pode ser verdadeiramente desafiante. Para mim foi!

Quando trabalhamos por conta de outrem, habituamo-nos a desempenhar apenas uma função. E isto é algo que se transforma completamente a partir do momento em que decidimos empreender.

Por exemplo, quando me tornei empreendedora na área do coaching, acabei por perceber que essa não era a minha única função. Passei a ser uma espécie de multifunções, porque, além de coach, passei também a ser contabilista, designer, produtora de conteúdos, formadora, mentora… bem, uma série de papéis que vieram literalmente no pacote com a minha decisão de me tornar empreendedora.

E esta necessidade de assumir tantos papéis foi verdadeiramente desafiante para mim. Lembro-me de pensar para mim mesma que, afinal, havia deixado de fazer aquilo que fazia (jornalismo), porque não estava realizada e, no entanto, enquanto empreendedora, confrontei-me com o facto de ter de fazer uma série de outras coisas que também não gostava assim tanto.

Acredito que, neste momento, este também possa ser o teu grande desafio, enquanto empreendedor. É, por isso, que incentivo que, se é para criar um negócio, que seja numa área que nos apaixona, porque, se é bem verdade que vamos ocupar grande parte do tempo a fazer coisas que nos agradam e apaixonam, também é verdade que vão existir sempre aqueles 20 por cento do teu tempo que vais ter que dedicar à gestão do teu negócio e a uma série de outras tarefas que podem não te apaixonar assim tanto.

Apliquei a formula 80/20

No meu caso, por exemplo, até há bem pouco tempo, ainda não tinha um contabilista, mas, apesar de hoje já ter uma pessoa que faz essa tarefa por mim, preciso de tratar de uma série de coisas, como organização de documentos, faturas, etc… o que não me agrada particularmente. Gosto muito mais de me dedicar ao trabalho criativo, gosto muito mais de ocupar o meu tempo a falar com os meus clientes, a dar as minhas sessões e formações. Contudo, existe todo um trabalho de back office que tenho também de fazer. É inevitável.

É muito interessante perceber que ser empreendedor é também ter uma capacidade de aprendermos uma panóplia de ferramentas, de fazer uma série de coisas muito diferentes daquilo a que estávamos habituados. Por exemplo, para gerir as minhas redes sociais, tive de investir muito do meu tempo, muita da minha formação em técnicas na área do design, na produção dos conteúdos…

É verdade que no pacote de empreendedor vêm muitos desafios, mas quando fazemos o que amamos, logo à partida, ganhamos a vantagem da Lei de Pareto e tudo se torna mais simples. E o que é isto da Lei de Pareto? É a proporção 80/20, ou seja, sempre que fazemos alguma coisa, 20 por cento disso deve gerar 80 por cento dos nossos resultados.

E como apliquei esta regra no meu negócio? Simples. Quando fazemos algo que realmente nos apaixona, naturalmente dedicamos 80 por cento do nosso tempo ao que gostamos verdadeiramente e 20 por cento ao que não gostamos de fazer. Portanto, a minha técnica para lidar com isto é tentar despachar logo essas tarefas no início da semana. Antigamente, não fazia assim. Ia arrastando, arrastando essas tarefas até já não poder mais, procrastinando verdadeiramente aquilo que eu não gostava de fazer. Hoje, já não é assim, até porque, o facto de ainda não as ter feito, fica-me na cabeça. Por isso, agora, começo logo à segunda-feira de manhã a dedicar-me a essas tarefas rotineiras que não me dão tanto prazer, mas que são imprescindíveis no meu negócio.

E o que ganho com este método? Muito. Ganho o restante tempo, ou seja, os tais 80 por cento, para me dedicar àquilo que me apaixona.

Reflete sobre isto. Reflete sobre as funções que desempenhas na tua vida de empreendedor e se 80 por cento dessas funções estão mesmo alinhadas com aquilo que mais gostas de fazer. Se não estão, então, está na hora de reveres a tua paixão e reveres também o teu negócio!

Beijinhos e abraços inspiradores ❤️

 
Posts Relacionados

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!